Como empreendedor, é muito provável que você já tenha se deparado com o termo Certificado Digital, não é mesmo?
Como o próprio nome já se refere, o certificado digital é um recurso tecnológico que foi desenvolvido para que um indivíduo possa comprovar que ele é quem diz ser, como uma espécie de assinatura digital.
Por conta do grande aumento do número transações comerciais e bancárias através da internet, houve a necessidade de criar um sistema que assegure as informações pessoais dos usuários, visto que as ameaças digitais são cada vez mais frequentes e acabam gerando receio nas pessoas.
No artigo a seguir, você poderá conferir as informações mais relevantes acerca do certificado digital e como ele é importante para as empresas. Confira agora!
Tanto se fala em certificado digital como a assinatura do empreendedor em transações online, mas afinal, você sabe como é um certificado digital?
É um arquivo que contém uma série de informações, tais como:
Normalmente, é entregue ao empreendedor em uma mídia (smartcard ou token) por conta da mobilidade e facilidade de acesso às informações ou enviado por e-mail.
Em geral, a certificação digital é exigida em transações financeiras. Por isso, as instituições que costumam exigir o uso de certificado digital são:
Atualmente, até mesmo servidores online já estão disponibilizando ferramentas para ler e criar certificado digital. Vale ressaltar que para emitir notas fiscais eletrônicas, até mesmo os Microempreendedores Individuais devem ter um certificado digital.
Substituta dos modelos 1 e 1A, a NF-e ou nota fiscal eletrônica é usada em transações de compra e prestação de serviços. Ela tem relação com a cobrança de ICMS e fornece informações sobre as operações financeiras realizadas na empresa.
Como citamos anteriormente, quem emite NF-e precisa de um certificado digital.
Substituta do cupom fiscal, a NFC-e ou nota fiscal de consumidor eletrônica deve ser emitida em transações de venda de produtos. O certificado digital é a ferramenta usada para confirmar a autenticidade.
Usada para substituir a Declaração de Serviço, a nota fiscal de serviços eletrônica é exigida pelo município em que o CNPJ está cadastrado para a cobrança do ISS (Imposto sobre Serviço).
O conhecimento de transporte eletrônico foi uma solução versátil para substituir uma série de documentos que são exigidos em transações de transporte de carga, tornando todo o processo de conferência e autorização muito mais ágil e seguro.
Tem validade de 12 meses e pode ser armazenado diretamente no computador do usuário. É o mais indicado para empresas que geram um grande volume de notas fiscais eletrônicas.
Sua validade pode variar de 2 a 3 anos e ele pode ser armazenado em dispositivos portáteis que geram códigos “aleatórios”, como tokens ou cartões com chip. É indicado para empresas que o utilizam com menos frequência.
Como você pôde conferir até agora, é praticamente impossível uma empresa conseguir sobreviver no mercado atual sem um certificado digital, visto que ele é exigida por instituições bancárias e verificadoras de crédito por exemplo. Além disso, não é possível realizar a emissão de nota fiscal eletrônica sem um certificado digital.
Ficou com dúvidas? Precisa adquirir seu certificado digital? Contate-nos!